Dr Ricardo Teixeira

CRM 190.928

Olá meu nome é Ricardo Rodrigues da Cunha Teixeira tenho 34 anos, sou natural do interior do estado de São Paulo, morei em Icém e São José do Rio Preto. Com um histórico familiar de raízes mineiras sempre tive a vontade de ir morar em Minas Gerais.
 
Isso se concretizou em 2008, onde me mudei para Alfenas-MG para realizar o tão sonhado curso de medicina, como o sempre observado pela vida do meu pai (cirurgião geral), não sentia nenhuma vontade de exercer qualquer outra profissão, sempre quando perguntando referia como não “me enxergar fazendo qualquer outra coisa”. 
 
Desde o inicio da faculdade, sempre estive muito interessado, na área da neurocirurgia, aproveitando os tempo extra-curricular para estar junto da equipe de neurocirurgia do hospital universitário Alzira Vellano, ao qual tive o prazer de poder ingressar como Residente no ano de 2014. 
De 2014 a 2018, dividi muitas cirurgias, aprendizados, noites mal dormidas, plantões, frustrações, com outros colegas, instruídos pelos chefes do serviço, creditado pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
 
Na hora de escolher a sub-especialidade  a área de tratamento neurocirúrgico endovascular (neurorradiologia Intervencionista) foi uma das que mais me chamou a atenção, sendo que eu poderia tratar doenças neurocirúrgicas gravíssimas de forma minimamente invasiva, realizei mais essa especialização no hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo até Março de 2020.
 
Por fim escolhi como cidade base  a capital São Paulo para minha atuação profissional, onde posso oferecer os melhores tratamentos com a melhor estrutura hospitalar e tecnológica para meus pacientes, exercendo a medicina focado na área de neurocirurgia, com área de atuação na Neurorradiologia Intervencionista até hoje.
ATENDIMENTO
Meu atendimento é voltado sempre para a melhor forma de explicar aos pacientes, as patologias que ele possui, realizo de forma humanizada sempre acolhendo o paciente, muitas vezes o diagnóstico não é uma notícia fácil porém, quem é meu paciente já sabe que eu sempre explico os exames complementares solicitados demonstrando imagem por imagem, detalhe por detalhe.

Sempre comento em minhas consultas que nada adianta eu estar ali se não conseguir explicar tudo ao meu paciente, informação é sempre a libertação da incerteza. Busco sempre que o paciente esteja em completo entendimento e compartilhamento da melhor forma de tratamento, alguns artigos já demonstram como melhora inclusive o pós-cirúrgico, diminuindo o tempo de recuperação ou até melhorando mais que o esperado, quando o paciente entende e ajuda com todo o tratamento.

Sendo assim, gastamos, a depender de cada caso, a média de 40-50 minutos para a explicação e definição da melhor forma de se tratar. Se necessário qualquer exame complementar ou até tratamento hospitalar, demonstramos as opções ao paciente e a seus familiares definindo o que seja bom, não só em instalações, como até a localização melhor ao deslocamento do paciente para seu tratamento.